Capitólio pode não ser um dos destinos mais em conta em Minas Gerais mas isso não deve impedir a sua visita. Desde a acomodação, passeios, visitas às cachoeiras ou um lanche, os preços podem ser bem altos. Então para ajudar você a conhecer o “Mar de Minas” com mais flexibilidade no bolso, preparamos uma lista do que fazer de graça em Capitólio (e municípios vizinhos).

Entenda, não somo nada contra a cobrança de taxa de visitação mas como mencionamos nesse post: 5 motivos pelos quais não voltaríamos a Capitólio, algumas cobranças podem parecer abusivas se nada é investido em melhorias no local.

Um pouco sobre Capitólio

Antes de iniciarmos a lista do que fazer de graça em Capitólio gostaria de citar algumas informações que achamos relevantes repassar:

  • Não há caixas eletrônicos em Capitólio e nem todos comércios aceitam cartões de débito/crédito;
  • Bancos mais próximos ficam em Piumhi (26 km) ou Passos (65 km);
  • postos de gasolina, portanto não se preocupe em chegar a Capitólio com o tanque cheio;
  • Não aconselhamos fazer essa viagem sem carro. Não é impossível, mas a maioria dos atrativos são longe e às vezes até em outra cidade;
  • Os passeios mais conhecidos como: lancha e 4×4 não são do estilo que buscam no hotel e levam de volta no final do passeio, por isso fazer essa viagem de carro é recomendada;
  • Outros atrativos pagos custam em média R$ 15,00 à R$ 45,00 por pessoa por visitação;
  • Cachoeira não é lixeira! Leve seu lixo de volta.

1. Mirante dos Canyons de Furnas

Mirante dos Cânions em Capitólio
Passeio de Graça em Capitólio: Mirante dos Cânions

Para abrir a nossa lista de o que fazer de graça em Capitólio claro que escolhemos o cartão postal da cidade. O Mirante dos Canyons de Furnas fica logo na entrada da cidade na MG050 altura do KM 312. As paredes rochosas dos cânions, cachoeiras e uma água verde esmeralda (dependendo da posição do sol) são os atrativos desse mirante. Tudo isso for free, mas não garantimos que será assim por muito tempo! O local está cercado e há boatos que a área foi comprada e será controlada (leia-se: paga) em breve.

2. Cachoeiras Dicadinha 1 e 2

Depois de uma visita ao Mirante dos Canyons, que tal um banho nas cachoeiras mais próximas? Praticamente de frete ao mirante estão as cachoeiras Dicadinha 1 e 2 e também são passeios que você pode fazer de graça em Capitólio. As Cachoeiras Dicadinhas são de fácil acesso e próximo da estrada, mas não tem estacionamento ou lugar para parar. Sugerimos deixar o carro antes do Mirante dos Canyons e caminhar até lá.

3. Cachoeira do Filó

Passeio de graça em Capitólio: Cachoeira do Filó
Passeio de graça em Capitólio: Cachoeira do Filó

Antes de entrar na cidade de Capitólio, ainda no município vizinho de São João Batista do Glória, está a Cachoeira do Filó. Como dissemos, pela proximidade é comum visitar atrações em outros municípios/cidades estando hospedado em Capitólio. Como as Dicadinhas, essa também fica bem lotada nos finais de semanas, mas é linda. Vale a visita e um banho se aguentar a água gelada. A Cachoeira do Filó tem um local para estacionar na MG050 e para acessá-la você desce uma pequena trilha e atravessa um curto trecho de água.

Veja aqui as melhores opções de Hospedagem em Capitólio, Minas Gerais

4. Mirantes Usina Hidroelétrica de Furnas

Passeio de graça em Capitólio: Primeiro Mirante da Usina Hidroelétrica
Passeio de graça em Capitólio: Primeiro Mirante da Usina Hidroelétrica

São dois Mirantes na Usina Hidroelétrica de Furnas que você pode visitar sem mexer no bolso. O primeiro mirante é em um prédio com vista de frente para as barragens da represa em São João Batista do Glória. Você também pode optar por descer uma escadaria ao lado esquerdo do prédio e ter uma vista mais por baixo desde uma área aberta.

Passeio de graça em Capitólio: Caminho para o segundo Mirante
Caminho para o segundo Mirante
Passeio de graça em Capitólio: Segundo Mirante da Usina Hidroelétrica
Passeio de graça em Capitólio: Segundo Mirante da Usina Hidroelétrica

Para chegar ao segundo mirante você deve atravessar uma ponte sob o Rio Grande para ver o lado esquerdo da represa e o vertedouro em São José da Barra. Não se preocupe, os dois são bem próximos (de carro).

5. Pedreira Lagoa Azul

Pedreira Lagoa Azul Capitolio MG
Passeio de Graça em Capitólio: Pedreira Lagoa Azul

O passeio para Pedreira lagoa Azul é exclusivo para os que têm ou alugaram um carro 4×4. Localizada em São João Batista do Glória a Pedreira é um local de extração de quartzo. Buracos gigantes se formaram onde o solo foi implodido para a extração. Alguns dizem que a lagoa se formou devido ao acúmulo de chuvas, porém, alguns locais disseram ter rompido uma veia de um leito de água com o uso de dinamites e assim a água subiu e acabou acumulando no local.

Antigamente a Pedreira Lagoa Azul era azul turquesa e cristalina mas hoje em dia está mais para um verde escuro. O banho não é recomendado por ainda conter química das explosões. O local também parece ter acumulado sujeira dos turistas que se banham e dos 4×4 que ousam entrar cada vez mais fundo no “lago” artificial. De qualquer forma a vista da Pedreira Lagoa Azul é bonita e caso você esteja de 4×4 é um passeio a fazer de graça em Capitólio.

Gostaria de conhecer outros destinos em Minas Gerais?

Então confira essas posts:

6. Morro do Chapéu

Passeio de graça em Capitólio: Morro do Chapéu
Passeio de graça em Capitólio: Morro do Chapéu

Outro passeio belíssimo a fazer de graça em Capitólio é subir o Morro do Chapéu. Esse passeio não exige um 4×4 (se tiver é melhor) mas um carro mais alto se faz necessário. Tivemos relatos que carros como Uno Way, Doblô, Pálio Weekend ou até Fusca sobem. É uma trilha de chão batido com alguns trechos danificados por erosão e outros com degraus altos de concreto. Por ser um dos pontos mais altos da cidade, a vista lá do cume do Morro do Chapéu é imperdível! Você vê Escarpas do Lago em uma imensidão de rios, vales e montanhas com um pouco de área urbana.

7. Escarpas do Lago

Passeio de graça em Capitólio: Escarpas do Lago
Passeio de graça em Capitólio: Escarpas do Lago vista do Morro do Chapéu

Com a maior marina de água doce da América Latina, Escarpas do Lago é um atrativo para toda família. É considerado um condomínio de luxo com mansões de alto padrão e paisagismo de primeira. Hoje em dia é muito procurado para lazer, como: stand up paddle, passeios de lancha, jet ski e piqueniques nas margens e jardins do lago. Várias pousadas luxuosas e restaurantes estão disponíveis em Escarpas do Lago para todos os gostos (mas nem todos os bolsos rs), mas o passeio vale a pena.

8. Passeio pela orla da Praia Artificial

Passeio de graça em Capitólio: Praia Artificial
Passeio de graça em Capitólio: Praia Artificial

Um ótimo passeio de graça em Capitólio é visitar a Praia Artificial. A vista é bonita e traz muita tranquilidade. Aqui você pode assistir um entardecer nos banquinhos da orla, fazer uma caminhada ou uma leitura de um livro. Deixe a criatividade fluir e esse espaço será bem aproveitado sem custo para você.

9. Visita à Igreja Matriz de São Sebastião

A Igreja Matriz de São Sebastião continua com o aspecto de cidadezinhas do interior. Sabe quando a cidade cresce mas mantém algumas características de interior? É isso que se percebe na Igreja Matriz. Quem passar pelo Centro vale a pena dar uma conferida.

Nosso conselho aqui é visitar de noite, pois fica ainda mais linda e dá vida à noite mais pacata do Centro de Capitólio.

10. Feirinha de Capitólio

Falando em vida noturna, todas às terças feiras das 17:00 às 22:30 na Praça da Matriz acontece a Feirinha de Capitólio. São várias barracas de artesanato, doces, lanches, bijuterias e muito mais.

O que fazer de graça em Capitólio

Se as finanças estão apertada ou se você gosta de viajar poupando o bolso ao máximo essas são nossas dicas do que fazer em Capitólio 0800.

Espero que aproveite as dicas e até a próxima aventura!

Planeje sua próxima aventura com a gente!

Sabe que quando você adquire, compra, reserva ou aluga através de um dos links abaixo (ou nos links do texto), você está nos ajudando a manter nosso trabalho sem pagar nada a mais por isso? Nós agradecemos o seu apoio e ficamos a disposição para ajudar você a programar sua próxima aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário aqui
Seu nome aqui

* Checkbox GDPR is required / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Eu aceito/ I agree