São tantas as delícias de Minas Gerais que até os paladares mais exigentes encontram o que comer. Os temperos, os cheiros, os sabores, a história, tudo colabora para a maior criação de comidas feitas “com amor”. E se há uma coisa que mineiro faz com muito amor, ah, essa coisa com certeza é a comida. Aqui criamos um roteiro gastronômico em Belo Horizonte para você não perder o melhor da comida mineira na sua estadia pela cidade.

Está sem carro? Confira aqui um pouco de informação que compilamos sobre transporte público em Belo Horizonte.

Restaurante Xapuri

Senta, que lá vem história.

Sabe comida que emociona? Já degustou algo e chorou de euforia? Pois é, sem exageros, a comida do Xapuri é de arrepiar os sentidos. Nesse roteiro Gastronômico não poderia faltar o Restaurante mais recomendado por todos na cidade.

Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte Restaurante Xapuri Dona Nelsa
Dona Nelsa, fundadora do Restaurante Xapuri

Localizado na Pampulha, o Xapuri é sucesso há 30 anos. Começou com Dona Nelsa, uma Paulista Italiana que encontrou na comida Mineira, apresentada pelo seu esposo mineiro, sua paixão. Reuniões com muita comida entre amigos e obreiros tornou em pouco tempo uma fonte de renda para família. No início eram 6 funcionários e agora contam com 90 colaboradores apaixonados pelo que fazem. 

“Atrás da Moita” foi seu primeiro nome, quando era apenas um quiosque, mas hoje não se esconde mais. Recebeu reconhecimento nas primícias e por muitos anos ganhou premiações do Guia 4 Rodas. Em 2013, o filho da Dona Nelsa, Flavio Trombino, assumiu o controle do restaurante para continuar o legado de sua mãe. Como chef, ele preza criar pratos com autenticidade mineira, sem perder toda a essência passada pela sua mãe.

O que nos foi recomendado comer no Restaurante Xapuri

Chegamos cedo e tivemos o prazer de sentar com o chef Flavio que nos levou para um tour histórico completo do Restaurante. Vimos as premiações na sala de espera e fotos com famosos. Acompanhamos as produções das comidas e dos doces. Tudo muito organizado e em ambiente próprio. Ações necessárias para uma comida fresca e totalmente artesanal.

Toda a história do Restaurante mexeu com a gente. É possível ver marcas no chão do primeiro quiosque. O fogão à lenha original também está lá. Foi muito crescimento com o sucesso do Xapuri. E nada sem seu devido mérito. São em média 480 pessoas atendidas por dia nos finais de semana. Isso tudo com pratos à la carte.

Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte Restaurante Xapuri
Salão principal do Restaurante Xapuri com os Pratos Boa Lembrança de vários lugares do Brasil

O chef Flavio nos ajudou nas escolhas de todos os pratos a seguir.

Pratos de entrada no Restaurante Xapuri

De entrada pedimos meia porção dos famosos bolinhos de mandioca recheados de queijo e meia porção de linguiça artesanal. Tudo muito bem servido.

E começou o chororô…

Não sou chef, longe disso, portanto só vou avaliar o que eu senti. A primeira mordida no bolinho de mandioca me levou pro céu e lá fiquei. É uma combinação perfeita de uma casquinha levemente crocante e um interior macio como purê com recheio de queijo. O queijo é muito saboroso e esticava ao morder.

Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte Restaurante Xapuri Linguiça artesanal
Linguiça artesanal e bolinhos de mandioca recheados de muçarela

A linguiça estava extremamente saborosa e no ponto perfeito. O gostinho defumado na brasa também estava bem presente. Uma linguiça artesanal é uma obra de arte. É muito amor!

São várias opções de entrada, como: pasteis de angu, batatas fritas, caldo de feijão, etc.

Pratos principais no Restaurante Xapuri

Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte Restaurante Xapuri Prato Frango Preguento do Bento
Frango Preguento do Bento no Restaurante Xapuri

Nossa intenção era provar o máximo possível, mas tudo é bem servido, até as meias porções. Então, já até satisfeitos, pedimos meia porção do prato Frango Preguento do Bento. É um arroz com frango e molho bem denso que “gruda”, por isso “preguento”. Uma delícia sem igual! Os tomatinhos cerejas explodiam na boca e dava tudo um novo sabor e uma sensação única. Fantástico!

Esperamos mais um pouco enquanto conversávamos, muito, e pedimos outra meia porção de Costelinha da Sinhá. Esta opção já ganhou prêmio do “Prato Boa Lembrança” e Ouro por ser o mais vendido em tal ano. Esse prato é uma costelinha frita bem sequinha. É muito talento, pois a casquinha estava super crocante e o centro macio. Acompanha: arroz, feijão tropeiro com torresmo, mandioca frita e couve.

Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte Restaurante Xapuri Prato Costelinha da Sinha
Costelinha da Sinha no Restaurante Xapuri

Se você está com pressa, não vá ao Restaurante Xapuri. Este é um ambiente para você relaxar e apreciar uma boa comida. Degustando tudo lentamente e viajando no sabor.

Sobremesas no Restaurante Xapuri

Não tivemos “barriga” para comer sobremesa, mas o Restaurante Xapuri tem um buffet de doces caseiros. Inclusive, eles têm uma fábrica de doces e você pode comprar na lojinha ao sair do Restaurante. Arroz doce, cocada mole, doce de abóbora, banana em pasta, etc.

De cortesia o restaurante serve um cafezinho e um bolinho. Nem preciso comentar que o bolinho de fubá com coco estava maravilhoso, né? Hehe.

Informações extra sobre o Restaurante Xapuri e Chef Flavio Trombino

Você pode encontrar mais da cozinha do chef Flavio Trombino no Restaurante BR3 no Mercado da Boca em Belo Horizonte. E mais sobre todas as delícias, histórias, e o mais importante: como chegar ao Restaurante Xapuri Confira Aqui.

Foi uma experiência que valeu cada centavo. Pela qualidade, quantidade, autenticidade e sabor podemos dizer que todos os pratos são bem em conta. Não tem como se arrepender com comida cheia de amor.

O Restaurante Xapuri foi muito recomendado e estamos passando essa dica de ouro para vocês. Não tem erro, é uma experiência gastronômica maravilhosa do começo ao fim.

A Pão de Queijaria

O que você não pode deixar de comer em Minas?

Pão de Queijo!

Não tem nada mais mineiro do que Pão de queijo. E nosso Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte não seria digno se deixasse de lado essa tradicional iguaria mineira.

Agora, junta a maravilha que é um pão de queijo bem feito e macio com um recheio dos deuses. Ta dá: A Pão de Queijaria pegou algo já muito bom e o tornou divino!

São várias opções de recheios para o pão de queijo. Desde os mais tradicionais, como: queijo canastra e doce de leite à laminas de pernil, queijo, bacon e couve frita, que não resistimos.

Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte a pão de queijaria
Sanduíche de Pão de queijo recheado com pernil desfiado, queijo derretido, bacon e couve frita

De tira gosto, para atiçar nosso paladar, pedimos pão de queijo com queijo canastra derretido enquanto aguardávamos os sanduíches de pão de queijo recheado.

Sanduíche de pão de queijo recheado com linguiça artesanal, requeijão em barra e geléia de pimenta biquinho

Outro que também não resistimos foi o pão de queijo com requeijão em barra, linguiça artesanal e pimenta biquinho. Simplesmente sensacional! Pedimos o acompanhamento de polenta frita da casa. Estava espetacular.

 

O que combinou muito bem com o pão de queijo foi o mate gaseificado e adoçado com maçã. Uma delícia!

Pão de queijo é vida, é amor, e os mineiros dão aula nesse sentido.

Bar Fortaleza no Mercado Central

Outra dica de ouro no nosso Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte é comer um belo bife de fígado acebolado com jiló em pé no Bar Fortaleza. Eu sei que não soa apetitoso para muitos, mas te garanto que é uma delícia.

Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte Bar Fortaleza Fígado com jiló
Fígado acebolado com jiló no Bar Fortaleza

Comer bife de fígado acebolado com jiló e beber uma cervejinha gelada em pé em um bar é uma tradição no Mercado Central de Belo Horizonte. Em qualquer horário que você for no Mercado Central, a cena se repete, então essa dica precisava estar no Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte. Várias pessoas jogando uma conversa fora comendo o famoso fígado com jiló nos bares.

Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte Bar Fortaleza
Bar Fortaleza no Mercado Central de BH

São muitos bares que servem esse típico prato, mas o Bar Fortaleza foi o mais recomendado e não deixou a desejar. O fígado estava bem temperado e o ponto do jiló ideal. Nunca imaginei que essa cominação seria tão gostosa, mas é. Não tem como explicar, tem que comer para entender.

Dicas extras no Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte

Tem um ditado mineiro “se não tem mar, vamos pro bar”. Cerveja boa e com precinho bem legal você encontra em qualquer lugar em Minas. Houve um aumento de cervejarias artesanais significante. Uma dica brinde para esse Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte é pegar um pôr do sol na Rua Sapucaí no Centro e escolher um bar (são vários) para comprar uma gelada e apreciar um entardecer bem bonito. A vista são os murais pintado por artistas nos prédios. É um Belo Horizonte.

Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte Cerveja e pôr do sol na Rua Sapucaí
Cerveja e pôr do sol na Rua Sapucaí

No Mercado Central você também encontrará um torresmão divino no Bar Mercado Central. Não tivemos sorte ao comer os pasteis de Angu recheado de carne deste local. Foi muito recomendado, mas estavam secos e sem sabor. Porém o torresmão bem carnudo e crocante por fora, servido com limão, foi bão demais da conta sô.

Torresmão do Bar Mercado Central

Confira aqui 5 passeios em Belo Horizonte usando transporte público

Um cadim de tudo no Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte

Comida Mineira é tudo de bão! Tentamos com esse Roteiro Gastronômico em Belo Horizonte cobrir os típicos sabores mineiros, como: bolinho de mandioca, linguiça artesanais, fígado com jiló e pão de queijo. De brinde, uma geladinha que qualquer mineiro gosta, e eu também. Rs

A comida mineira é muito rica em temperos e sabores. Também gosto de dizer que os mineiros cozinham com muito amor, pois tudo que comemos em Minas é bom. Ôh trem bão essas comidas de Minas Gerais!

Tem poucos dias na capital Mineira e não sabe quais passeios fazer? Confira aqui nosso Roteiro de dois dias em Belo Horizonte

Planeje sua Aventura com a gente:

Reserve seu hotel em Belo Horizonte pelo Booking.com

Faça seu seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com o código PROFISSAOAVENTURA5

 

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário aqui
Seu nome aqui

* Checkbox GDPR is required / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Eu aceito/ I agree