COMPARTILHAR

Localizada no Morro do Vidigal a Trilha do Morro dois Irmãos é uma das mais belas que já fizemos.

Morro do VidigalPra completar o super passeio ainda tivemos uma surpresa gigante e linda ao final.

NOTA IMPORTANTE: Se deseja fazer essa trilha sempre verifique como está a situação na favela da Rocinha e no Vidigal. Aconselhamos também fazer com um guia certificado.

Como chegar ao Morro do Vidigal

Ponto de encontro para a Trilha do Morro Dois Irmãos Praça do Vidigal Você pode optar por um transporte público como ônibus ou van ou ir de carro/uber/táxi, etc até o Morro do Vidigal na Av. Niemeyer. O ponto de partida para os grupos geralmente é  a Praça do Vidigal e não tem como errar. Fica praticamente na altura do Sheraton, bem conhecido no local.

Se você for de carro próprio, entre no morro e contorne a praça pela direita. Ao longo dessa rua tem algumas vagas mas são bem concorridas até em dias da semana.

Começando o dia da melhor maneira: com aventura!

Você pode chegar ao início da trilha de três maneiras: a pé (haja canela), de kombi (R$ 3,00) ou de moto táxi (R$ 5,00).

Moto Táxi para a Trilha do Morro Dois IrmãosClaro que sempre optamos pelo mais aventureiro. Moto táxi é uma delícia. Sério! Subir o morro do Vidigal até o acesso à trilha Morro dois Irmãos de moto táxi é uma sensação única. Adoramos começar nosso dia nessa adrenalina pura!

Não sei vocês, mas nós não temos costume de andar de moto. Na verdade, a primeira vez que eu andei de moto táxi foi no Morro do Vidigal. Acordamos muito cedo num sábado e resolvemos assistir o nascer do sol no mirante do Arvrão. Então por isso pra gente continua sendo uma aventura subir o morro de moto. rsrs

Enfim, o trajeto de moto leva em torno de 5 minutos e na nossa opinião essa aventura vale cada centavo.

Passeio de Moto táxi para a Trilha do Morro Dois Irmãos
Olha a cara de felicidade
Como chegar ao acesso da trilha do Morro Dois Irmãos

Campo de futebol no topo do Vidigal

Subindo de moto táxi, kombi ou a pé, o ponto de início é no Campo de futebol no topo do Vidigal, qualquer coisa é só perguntar para algum morador que todos sabem onde fica. Lá se dá o acesso à trilha Morro dois Irmãos.

Entrando no Campo, fique à esquerda. Nesse ponto você já consegue ver a Pedra da Gávea e seguindo reto pelo fundos do Campo estará o início da trilha, que é bem sinalizada. É um portão aberto em uma grade.

Começando a trilha do Morro Dois Irmãos

Começo da Trilha do Morro Dois Irmãos

O começo da Trilha Morro Dois Irmãos é bem demarcada. Você irá fazer uma caminhada em subida. A princípio o caminho é por uma mata fechada e o terreno é de trilha e degraus de troncos de árvores.

Alertamos que a Trilha do Morro Dois Irmãos é muito exposta ao sol. Aconselhamos ir de boné, com roupas leves, levar bastante água e protetor solar. Tem muitos trechos que a mata não é fechada e o risco de insolação é grande. Por isso também classificamos a trilha como moderada. Além de alguns pequenos obstáculos como terreno irregular, subida em rocha, piso fofo (terra ou lama se choveu recentemente) e íngreme quase sem lugar para apoiar as mãos, a trilha também é bem aberta em vários trechos.

Vários mirantes para você tirar aquela foto top de rede social

Mirante na Trilha do Morro Dois irmãoas

São vários os mirantes na Trilha Morro Dois Irmãos! Quase todos durante a trilha são com vista para Rocinha e mais à esquerda a Pedra da Gávea. São locais abertos, mas dá pra parar e descansar. Pode fingir que parou pra tirar uma foto pois aqui essa desculpa cola muito bem.

Há também, praticamente na metade da trilha, uma espécie de quiosque com água de coco, um lanche leve, e pasmem: açaí. Eles também têm um mapa do Vidigal e várias dicas de restaurantes, lazer, etc. Nós sempre paramos uns segundinhos aqui para descansar um pouco e pegar uma sombrinha e ar fresco.

O que irá ver no topo do Morro Dois Irmãos

Gente, na minha opinião o Morro Dois irmãos tem um dos visuais mais lindos do Rio de Janeiro.

Do cume é possível no lado esquerdo ver o Cristo Redentor, a Lagoa em formato de coração que é a coisa mais linda (sério, eu nunca tinha visto a Lagoa Rodrigo de Freitas nesse ângulo e me apaixonei), o Jockey Club, o Morro dos Cabritos da Zona Sul e o Pão de Açúcar. Também do lado esquerdo mas mais pra trás, ainda é possível ver parte da Rocinha.

Vista da Zona Sul no cume do Morro Dois IrmãoDo lado direito e oposto à Zona Sul temos a visão da Pedra da Gávea linda e maravilhosa, com o Imperador nos parabenizando por mais um cume conquistado! Rsrs Também vemos a Praia de São Conrado e a Pedra Bonita, onde tem a pista de voo livre.

Vista da Pedra da Gávea desde o Cume do Morro Dois IrmãosResumão da Tilha Morro Dois Irmão no Vidigal 
  • Nível de dificuldade: #PAtrilhamoderada (Já conhece nossas classificações? Fique familiarizado clicando aqui)
  • Duração da trilha: 30-50 minutos até o cume
  • Obstáculos: terreno irregular de rocha, terreno íngreme que pode estar coberto por terra fofa ou lama caso tenha chovido recentemente. Bem nesse pedaço do caminho são poucos os locais para apoiar com as mãos e subir, então atenção redobrada. Também é uma trilha com muita exposição ao sol. Nenhum obstáculo técnico.
  • Terreno: Ligeiramente irregular (degraus de tronco, trilha regular e alguns trechos de terra fofa/lama escorregadia)
  • Como chegar: de ônibus/carro você deve ir até a Praça do Vidigal pela Avenida Niemeyer. O caminho até o início da trilha pode ser feito a pé, de moto taxi ou kombi. O acesso à trilha é no campo de futebol do topo do Morro do Vidigal. – Google Maps
  • Gratuita

Trilha do Morro Dois Irmãos

O que levar?

Como sempre, recomendamos:

  1. Leve pelo menos 1,5 litro de água por pessoa;
  2. Filtro solar de qualidade (especialmente para essa trilha abuse do protetor solar);
  3. Repelente;
  4. lanches leves;
  5. Usar roupas leves e confortáveis;
  6. Câmera fotográfica e celular para registrar esse belo momento;
  7. Óbvio mas não custa lembrar, recolha SEMPRE seu lixo. Não deixe nada na trilha além de suas pegadas!
Surpresa na nossa última trilha ao Morro Dois Irmãos

Quem aí nos acompanha pelo Instagram e assistiu nossos stories da última vez que fizemos a trilha do Morro Dois Irmãos??

Surpresa na Trilha do Morro Dois IrmãosSe você é um dos sortudos, como nós de ter presenciado essa surpresona ao vivo, sabe que: conhecemos a Gertrude! Que é nada mais nada menos do que uma jibóia linda de aproximadamente 2 metros de comprimento já conhecida pelos locais.

Engraçado foi que na volta eu ouvi um barulho mas pensei que havia pisado em folhas secas, mas quando olhei pro lado lá estava ela enormeee só esperando a gente passar. O coração parou, mas quando me dei conta que não era perigosa relaxei e curti o momento. Ela literalmente deu o tempo da gente passar por ela para poder atravessar a trilha.

Foi uma  surpresa agradável mas dei graças a Deus que era uma jibóia. Ufa! Gertrude é linda. Intimidadora, mas linda.

Assim conhecemos mais uma trilha, o Morro Dois Irmãos

Topo da Trilha do Morro Dois IrmãosTalvez por medo dos relatos sobre a Trilha do Morro Dois Irmãos no Vidigal deixamos ela pra trás. Mas confesso, foi amor a primeira vista. Tanto que só em uma semana fizemos duas vezes. Bom, a gente já havia se apaixonado pelo passeio de moto táxi, então só faltava conhecer a trilha no topo do Vidigal.

Lembrando, sempre confiram as condições das favelas da Rocinha e Vidigal. De preferência, subam com um guia. Fazendo tudo direitinho é possível aproveitar mais esse cantinho do Rio. Sem sensacionalismo, mas com cautela e respeito que é o básico para qualquer outra trilha.

Espero que tenham gostado do nosso relato e nossas dicas.

Até a próxima aventura!!

VEJA MAIS

+ COMO SUBIR A PEDRA DO PONTAL

+ COMO CHEGAR NA PEDRA DO TELÉGRAFO

+ TRILHA DO MORRO DOS CABRITOS NO RECREIO

+ GUIA DE TRILHAS CARIOCAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário aqui
Seu nome aqui