COMPARTILHAR

O que fazer no Rio de Janeiro – 21 Dicas

O Rio de Janeiro é repleto de atividades para você não ficar entediado. Uma das cidades mais visitadas do mundo, e não poderíamos ficar sem passar para vocês todas as dicas do Rio de Janeiro para fazer com que a sua viagem seja ainda mais especial. Sem mais, vamos à lista de 21 dicas para você saber o que fazer no Rio de Janeiro.

01. Visitar o Cristo Redentor
O que fazer no Rio de Janeiro? Visitar o Cristo Redentor
Cristo Redetor de Pano de Fundo <3

Ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo redentor, é como se você nem tivesse ido. Um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor foi um “presente” dos franceses, assim como a estátua da Liberdade em Nova Iorque. Você tem algumas opções para subir, veja elas AQUI

02. Subir o Bondinho do Pão de Açúcar

Um outro ícone da cidade do Rio de Janeiro é o Pão de Açúcar. Localizado no bairro da Urca, o complexo do Pão de Açúcar é, juntamente com o Cristo Redentor, o maior cartão postal da cidade. Seu bondinho foi fundado em 1912 e ,desde então, já carregou mais de 37 milhões de turistas ao topo. Esse não pode faltar no seu roteiro. Você também pode ir até o morro da Urca subindo de trilha de graça.

03. Tomar uma cerveja na mureta da Urca
Mureta da Urca uma das paradas do roteiro - O que fazer no Rio de Janeiro
Mureta da Urca -Foto de Ariane Mittidieri CC BY-NC 2.0

Já que está na Urca, porque não já parar na famosa mureta para tomar aquela cerva gelada? A Mureta da Urca também é conhecida por ter um pôr do sol “digno de cinema”, para chegar lá é bem fácil, mesmo assim vou deixar o mapa AQUI com a localização dela.

04.Subir a Escadaria Selarón
Escadaria Selarón no Rio de Janeiro
Uma das paradas é a Escadaria Selarón, esse lugar cheio de história

A Escadaria Selarón não pode ficar de fora do seu roteiro no Rio de Janeiro. Obra de arte realizada pelo artista Jorge Selarón no bairro de Santa Teresa. A escadaria foi se tornando um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro para visitar durante sua passagem pela cidade. Hoje essa obra tem reconhecimento internacional, inclusive aparecendo em diversas campanhas publicitárias mundo afora.

05. Conhecer os Arcos da Lapa
Arcos da Lapa no Rio de Janeiro
Foto de Rodrigo Soldon – CC BY 2.0

Construído no período colonial, os Arcos da Lapa no centro do Rio de Janeiro, era um aqueduto. Hoje serve de passagem para o Bondinho de Santa Teresa. Do passeio público ali próximo é possível ver os arcos por inteiro e ao fundo o convento de Santa Teresa pode ser visto no alto do Morro.

06. Andar no Bondinho de Santa Teresa
Bondinho cruzando o bairro de Santa Teresa
Foto de Rodrigo Soldon – CC BY 2.0

O bondinho de Santa Teresa, depois de muitos anos, foi reaberto para o público. Apesar do passeio não ser mais o mesmo de antigamente, ainda é muito válido conhecer esse lado tradicional do Rio de Janeiro. O Bonde passou por muitas modificações para atender os pré requisitos de segurança. Ele sai da Rua Lélio Gama, próximo da estação Carioca e o valor do passeio é R$20

07. Sambódromo do Rio de Janeiro
Sambódromo do Rio de janeiro
Foto por Ruben Mendez CC BY-NC-ND 2.0

Palco do Carnaval Carioca, o Sambódromo do Rio de Janeiro é também um dos pontos de interesse da cidade. Durante todo o ano são realizadas diversos passeios turísticos pelo local onde os carros alegóricos passam para montar o maior espetáculo do carnaval mundial.

08. Comer um biscoito Globo e tomar um mate gelado em Copacabana

Copacabana é um dos bairros mais tradicionais para visitar no Rio de Janeiro. Sua praia é imensa e também é “palco” para diversas personalidades da cultura carioca. Geralmente lotada de pessoas do mundo inteiro, a Praia de Copacabana é considerada destino certo por todas as pessoas do mundo. Na nossa lista para você saber o que fazer no Rio de Janeiro ela não poderia ficar de fora.

09. Apreciar o Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Palmeiras do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Foto por Jimmy Baikovicius CC BY-SA 2.0

Esse sim é um passeio que vai ficar registrado na sua memória. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é realmente exuberante, com toda a sua diversidade e seu charme. Foi construído a mando de Dom João de Bragança para manter um registro das plantas trazidas das “Índias Orientais”, hoje abriga mais de 32 mil exemplares. É também o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas.

10. Fazer um Piquenique no Parque Lage

Já que está no bairro Jardim Botânico, que tal conhecer o Parque Lage? Com sua piscina, cenário de diversos projetos de mídia, o Parque Lage também abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde muitos estudantes apresentam apresentam projetos de fotografia, video, artes plásticas, entre outros. Com vista para o Cristo Redentor, esse parque é local onde os piqueniques acontecem e também não poderia ficar de fora da nossa lista de o que fazer no Rio de Janeiro.

11. Assistir o Pôr do Sol no Arpoador
Pôr do Sol no Arpoador
Foto por Rodrigo Carvalho CC BY-NC-ND 2.0

Sabe aquele visual incrível que você acha que só vai ver uma vez na vida? Pois é, assistir ao pôr do sol na pedra do Arpoador tem esse estilo. A pedra fica localizada logo depois da Praia de Ipanema, no local conhecido também como Praia do Arpoador. De lá você vai ter uma vista incrível do Morro Dois Irmãos, e as pessoas presentes até batem palmas para esse pôr do sol magnífico.

12. Fazer um Rapel no Morro Dois Irmãos
O que fazer no Rio - Rapel no Morro dois irmãos
Rapel no Morro Dois Irmãos – Foto de Desbravando Rio

O Morro Dois Irmãos fica na Zona Sul do Rio de Janeiro, entre São Conrado e Leblon. A entrada para a trilha do Morro Dois Irmãos é feita pela comunidade do Vidigal. Já pacificada e sempre cheia de turistas, o Vidigal é também um dos principais pontos turísticos da atualidade. Para acelerar o coração e ter aquela dose de adrenalina necessária, indicamos esse rapel com vista para a Cidade Maravilhosa.

13. Conhecer o Parque Nacional da Tijuca

Pedra da Gavea - Face do ImperadorO parque nacional da Tijuca faz parte de uma das maiores florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca. Nele você vai encontrar diversos pontos turísticos do Rio de Janeiro, além de trilhas, cachoeiras, construções imperiais, etc. É uma ótima pedida para quem curte estar em meio a natureza e belas paisagens.

14. Ir até a Vista Chinesa

A Vista Chinesa é parada obrigatória para quem passa no Parque Nacional da Tijuca. Na nossa opinião, ela tem uma das vistas mais bonitas da cidade. De lá você consegue ver grande parte da Lagoa Rodrigo de Freitas, além do Cristo Redentor e algumas praias da Zona Sul do Rio de Janeiro. Também vale a pena chegar bem cedinho e ver um nascer do sol incrível!

15. Andar de Bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas
Andando de Bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas
O dia estava meio nublado, mesmo assim foi um passeio maravilhoso!

A Lagoa Rodrigo de Freitas serve de palco para diversos eventos na cidade do Rio. Lá é possível passear com a família, fazer pique niques, entre muitas outras atividades recreativas. Uma das que mais gostamos é alugar uma bicicleta pelo período de uma hora por 15 reais, e completar 2 voltas na extensão de 7,5km pela sua ciclovia.

16. Saltar de Parapente da Pedra Bonita

Uma das principais atividades para quem vem visitar o Rio de Janeiro e gosta de adrenalina é saltar de parapente em São Conrado. O valor cobrado pelos voos fica em torno de R$500. Sempre uma ótima opção quando pensamos “o que fazer no Rio de Janeiro?”

17. Assistir o Nascer do Sol na Pedra Bonita
Nascer do Sol na Pedra Bonita - O que fazer no Rio de Janeiro
Não é que esse lugar tem uma energia incrível mesmo?

A Pedra Bonita fica localizada no Parque Nacional da Tijuca. Sua entrada é feita pelo lado de São Conrado e ela pode ser considerada uma das trilhas mais tranquilas do Rio de Janeiro. Muitas pessoas acordam bem cedo para assistir o nascer do sol por aqui. Com esse Visual deslumbrante, quem não ficaria disposto?

18. Conhecer a Praia da Joatinga
Praia da Joatinga
Esse dia a praia quase não aparecia, e mesmo assim estava bonito demais!

A praia da Joatinga (chamada também de Joá pelos mais íntimos) fica também entre a Barra da Tijuca e São Conrado, assim como a Pedra Bonita. Conhecida por ser “point” do surf carioca, a praia da Joatinga tem um visual inesquecível e, certamente, não pode ficar de fora da sua lista “o que fazer no Rio de Janeiro”

19.Conhecer a Praia do Grumari

A reserva ambiental do Grumari fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro e é, certamente, um dos lugares mais bonitos da cidade. Com uma extensa praia e nenhum prédio/casa a sua volta, a beleza desse local se faz pela natureza exuberante que ela expõe. Quando pensar o que fazer no Rio de Janeiro, lembre-se de passar pela mais bela praia de fácil acesso do Rio de Janeiro. Acredite, você não vai se arrepender!

20. Comer um Peixe Fresco em Barra de Guaratiba
Peixe fresco em Barra de Guaratiba
Peixe Fresco em Barra de Guaratiba – Foto de Guilherme Camocardi – Rio4Fun

Barra de Guaratiba é um município cheio de surpresas. Um local conhecido por ser uma comunidade antiga de pescadores, sempre encanta novos visitantes do Rio. Com uma variedade enorme tanto em peixes, quanto em restaurantes, Barra de Guaratiba vem se destacando como um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. A escolha é difícil, são tantas opções que o viajante comum se perde nas possibilidades. Podemos garantir que essa será uma experiência que você não vai esquecer.

21. Tirar uma Foto na Pedra do Telégrafo
trilha da pedra do telégrafo
Nós dois na Pedra da Bigorna, próximo à Pedra do Telégrafo

A Pedra do Telégrafo ficou muito famosa por ter algumas fotos “viralizadas” nas redes sociais. Hoje ela está entre os 5 locais mais visitados, se tornando um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. A Pedra da Bigorna (essa da foto) dá a impressão que estamos em um penhasco, porém, isso é pura ilusão de ótica! Tirar fotos aqui é muito divertido, basta usar a criatividade e suas fotos ficarão ótimas! Veja como chegar lá

Agora você já sabe o que fazer no Rio de Janeiro

A verdade é que existem muito mais coisas para você fazer no Rio de Janeiro, mas não conseguiríamos listar todas elas aqui pois as possibilidades são muitas! Caso você queira ver algumas outras opções que não falamos na lista, entre na nossa aba Rio de Janeiro para descobrir mais atividades, lugares, restaurantes, entre muitos outros lugares incríveis na Cidade Maravilhosa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário aqui
Seu nome aqui