COMPARTILHAR
Visão do Morro dos Cabritos no Recreio

A trilha do Morro dos Cabritos é localizada no Recreio dos Bandeirantes. Para ser mais preciso, é na altura do Restaurante Mirante da Prainha.

Quem conhece um pouco do Recreio já sabe que só por ser nesse lugar já vale a pena. O Morro dos Cabritos é uma trilha tranquila e muito gostosa de fazer.

Claro, como em qualquer lugar do Rio de Janeiro, com aquele cartão postal fantástico ao final.

COMO SURGIU A VONTADE DE TRILHAR O MORRO DOS CABRITOS

Vista Morro dos CabritosSabe aquela trilha que você sempre teve vontade de fazer mas acontecia algo na hora “H”? Aparecia outra trilha, outro compromisso ou simplesmente um empecilho? Pois é, a trilha para o Morro dos Cabritos já estava na nossa lista de “desejamos trilhar” há muito  tempo.

Sempre via fotos lá do alto e morria de vontade de apreciar esse visual. Porém, vale alertar que a trilha não é regularizada, Na verdade ela é proibida – faça por sua própria conta e risco. Também a maioria das pessoas que já fizeram tocavam o terror dizendo que é extremamente difícil. Acabou que sempre rolava uma desculpa e a trilha para o Morro dos Cabritos ficava pra último plano.

Dessa vez não deixamos acontecer, chamamos uns amigos e partiu!

NOSSO DIA RESERVADO PARA TRILHAR 

Estava na nossa mente começar a trilha do Morro dos Cabritos depois do almoço. Iríamos de carro e era nossa doce ilusão que algumas pessoas sairiam para almoçar e haveria muitas vagas disponíveis. Ha, só que não. Estamos falando da Prainha e logo em seguida Grumari. Sempre estão lotadas. Então, fica a dica, vá bem cedo.

Enfim, assim que passamos o Restaurante Mirante da Prainha estacionamos em qualquer lugar que achamos e isso foi quase em Grumari. Andamos um bocado e chegamos ao início da trilha.

PECULIARIDADES DA TRILHA MORRO DOS CABRITOS
O início da trilha para o Morro dos Cabritos é bem em frete o Mirante da Prainha no Recreio dos Bandeirantes, beirando o costão pela esquerda, sempre.Costão Morro dos Cabritos
A trilha é íngreme o tempo todo e a maior parte do caminho é como se fosse uma escadaria de pedras contornando o costão que estará à sua esquerda o tempo todo. Nessa trilha em particular alertamos para dois detalhes extremamente importantes para sua segurança: muito cuidado onde você pisa pois algumas pedras no caminho estão soltas e atenção redobrada onde você se apoia, principalmente com as mãos, pois vários troncos de árvores (justamente nas partes mais críticas da trilha) estão cheias de espinhos.
COMO CHEGAR AO CUME DO MORRO DOS CABRITOS

Apesar de íngreme a trilha para o Morro dos Cabrito no Recreio dos Bandeirantes não é pesada, na verdade a consideramos leve, pois mesmo sem muito condicionamento físico chegamos ao topo em aproximadamente 35 minutos. Ninguém estava ofegante também, uhul!! Fomos tranquilos e conversando o trajeto todo e sem pressa.

Bifurcação na Trilha Morro dos CabritosComo mencionei anteriormente, o caminho é contornando o costão que estará sempre à sua esquerda na ida e há apenas uma bifurcação que é fácil de identificar: é uma subidinha com uma rocha enorme no topo e basta seguir à esquerda.

O restante do caminho é uma trilha na mata por mais 5 minutinhos no máximo e você alcançará o cume do Morro dos Cabritos.

VISTA DO MORROS DOS CABRITOS

Profissão Aventura e Patchinpixels no Morro dos CabritosOutra dica: se você for de carro aconselhamos ir bem cedo. Além de mais vagas, será melhor para as fotos, pois pegamos o entardecer e a praia já estava com sombras. Mesmo assim o visual lá de cima é maravilhoso. Não sei vocês, mas eu não me canso dessas belezas e posso repetir a trilha um milhão de vezes que sempre fico encantada com a natureza tão perfeita que podemos ver lá do alto. O Rio de Janeiro é realmente uma cidade maravilhosa!

Profissão Aventura no Morro dos Cabritos
Selfie lá em cima

Lá no topo do Morro dos Cabritos você terá a vista à sua esquerda da Prainha, da Praia do Secreto (escondida, mas está lá, prometo), da Praia da Macumba, do Pontal e lá no fundão da Pedra da Gávea e Pedra Bonita atrás. Do lado direito você terá vista para a Ilha das Pecas e do outro lado da montanha está a Praia de Grumari, mas não tem como ver nesse ponto.

Já escrevemos sobre a trilha da Pedra da Gávea e também sobre a Pedra do Pontal no Recreio dos Bandeirantes.

RESUMÃO DA TRILHA MORRO DOS CABRITOS NO RECREIO DOS BANDEIRANTES 

Ilha vista do Morro dos Cabritos

  • Nível de dificuldade: #PAtrilhaleve (Já conhece nossas classificações? Fique familiarizado clicando <aqui>)
  • Duração da trilha: 30-40 minutos até o cume
  • Obstáculos: Pedras soltas, árvores de apoio com espinhos, nada técnico
  • Terreno: Ligeiramente irregular (pedras, trilha e alguns trechos de terra fofa)
  • Como chegar: de ônibus você deve ir até o Pontal, no Recreio dos Bandeirantes e o restante do caminho (até o Restaurante Mirante da Prainha) de carro ou a pé e se for de carro/uber/etc é só ir até o Restaurante Mirante da Prainha – Google Maps
  • Gratuita
  • Horário de funcionamento: trilha não regulamentada, local proibido, fazer por própria conta e risco
O QUE LEVAR?Mirante do Morro dos Cabritos
  1. Pelo menos 1,5 litro de água por pessoa
  2. Filtro solar
  3. Repelente
  4. lanches leves
  5. Usar roupas leves
  6. Câmera fotográfica e celular para registrar esse belo momento
  7. Óbvio mas não custa lembrar, recolha SEMPRE seu lixo. Não deixe nada na trilha além de suas pegadas!

MORROS DOS CABRITOS, MAIS UM TOPO CONQUISTADO PELO PROFISSÃO AVENTURA

Nunca quero perder esse prazer que é chegar a um lugar tão bonito, respirar fundo e apreciar sua beleza. Às vezes tenho medo de achar tudo isso comum, pois são tantos os lugares belos nesse nosso Brasil e principalmente no nosso amado Rio de Janeiro.

Morro dos Cabritos, mais um pra conta.

Cume Morro dos Cabritos

E aí? Curtiram esse post e nossas dicas? Compartilhem, comentem, indiquem e até a próxima aventura!

VEJA MAIS

+ COMO SUBIR A PEDRA DO PONTAL

+ COMO CHEGAR NA PEDRA DO TELÉGRAFO

+ GUIA DE TRILHAS CARIOCAS

 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário aqui
Seu nome aqui