COMPARTILHAR
O maior aquário marinho da América do Sul

O Porto Maravilha no Rio de Janeiro pode contar com mais uma atração ao seu projeto de revitalização da zona portuária da cidade, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio.

Com números ousados, visitantes de nível nacional e internacional já voltaram seus olhares para o maior aquário marinho da América do Sul. São 26 mil m² de área construída e 4.5 milhões de litros d’água, divididos em tanques gigantes e recintos diversos. Além destes, a visitação proporciona um entretenimento educativo, agradável e de interação com o público. Nada melhor do que aprender se divertindo, não acha?

Entrada para o AquaRio

O Profissão Aventura teve o maior prazer de visitar o AquaRio e contar tudo para vocês sobre nosso passeio. Tudo a convite do próprio AquaRio, que fez questão de tirar todas as nossas dúvidas.

A ossada da baleia jubarte na entrada do AquaRio

Esqueleto da baleia jubarte na bilheteria do AquaRio

Nosso passeio já começa na bilheteria do AquaRio. Suspensa por cabos de aço encontra-se a ossada de uma baleia Jubarte já adulta, de mais ou menos 13 metros de comprimento. Talvez os cariocas lembrem-se da baleia que encalhou morta na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, em Agosto de 2014. Pois é, depois de muita burocracia e um ano no “lixão” os ossos foram resgatados e limpos. Algumas partes foram reconstruídas ou substituídas, pois provavelmente a baleia foi atropelada por um navio cargueiro e não possuía parte da barbatana peitoral e os ossos da cabeça do animal estavam fraturados. Após todo esse processo o lindo e grandioso esqueleto da baleia jubarte nos dá boas vindas.

Já impressionados desde o salão de entrada do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, seguimos com o passeio guiado, ansiosos do que estaria por vir.

Curiosidade antes de continuarmos: Sabia que o Vini já teve uma fase “youtuber”? Ele tinha um canal voltado à curiosidades. Depois confere: Canal Rubix. Nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VB1DG8piZbQ ele fala uma curiosidade sobre as baleias jubarte bem bacana.

Aqui no mar, aqui no mar

A impressão que tive foi de estar no fundo do mar, e as músicas de desenhos como A Pequena Sereia e Procurando Nemo/Dory não saíam da minha cabeça. Que fantástico! Tudo idealizado para você se sentir realmente dentro da atração.

Por favor, não usem flash

E por que não criar sua experiência no AquaRio ainda mais educativa e interativa? Logo na entrada vocês podem criar um peixinho virtual que irá acompanha-los pelos terminais Yfish espalhados por todo o Aquário (serviço contratado a parte).

Lembrem-se, a partir da entrada nada de fotos com flash, ok? Os peixinhos não possuem proteção ocular igual as dos humanos e as retinas deles sofrem com o excesso de luz.

Tanques de observação

No início do tour os tanques são menores, para separar os diversos ecossistemas marinhos de várias regiões oceânicas do mundo, inclusive brasileiras, com peixes e corais de diversos tipos, tamanhos e cores.

Adoramos animais marinhos perigosos, então o tanque das raias elétricas, peixes leão e moreias chamou nossa atenção. Também acho cavalos marinhos super fofinhos e amei o tanque só deles (imagina a Agnes do Meu Malvado favorito solta no AquaRio – essa era eu). Tivemos o prazer de conhecer também o polvo que vive escondido no tanque dos invertebrados, mas naquele dia veio nos dar um olá.

Débora acompanhando a Dory pelo tanque

E sabe o qual desses tanques menores do AquaRio foi o que mais me deixou eufórica? Clarooo que foi o tanque que tinha praticamente todos os peixinhos personagens da animação da Disney “Procurando Nemo”. Muito demais, né? Tinha nossa amiga Dory, linda e azul natural como sempre, o Marlin (em uma manemonema – anêmona rsrs), o Bubbles, o Gill e a Deb. Engraçado, não sei por que não colocaram o Bruce nesse tanque também?

Os tanques de tubarões pequenos e de tubarões bebê também são bem interessantes. Impossível não gostar de tubarões e não querer aprender sobre eles, não é mesmo?

Grutas Virtuais

Brincando de conhecer as espécies marinhas

No percurso do AquaRio vocês também irão encontrar Grutas virtuais com tecnologia de realidade virtual em 3D que parece que o animal marinho escolhido está em suas mãos. É possível com os movimentos de nossas mãos virar o animal para visualizá-lo em diversos ângulos. Na primeira Gruta aprendemos mais sobre a biologia da tartaruga, do polvo, da baleia, do tubarão e do baiacu.

Já mais a frete na visitação do AquaRio, na segunda gruta, aprendemos sobre diversas espécies de tubarões, comparamos seus tamanhos, falamos sobre seus habitats naturais e discutimos um pouco sobre como os seres humanos podem agir para preservá-los. Lá ficamos sabendo que no Recinto Oceânico vive a Margarida, tubarão da espécie Mangona e a Sharon, tubarão-lixa.

Corais e Peixes de vários oceanos ao redor do mundo

No AquaRio estão vários tanques com corais de diversos recifes de outros oceanos do mundo. Particularmente amei os corais do Caribe por suas cores vibrantes e alegres.

Alguns peixinhos nadando pelo lindo e colorido tanque de corais sintéticos

Os tanques também separam alguns peixes por regiões, como o tanque de peixes do Indo-Pacífico e peixes do Caribe.

Ah, tem um tanque só de Garoupas e Badejos, mas pode ficar tranquilo que como diz a música do nosso caranguejo favorito, Sebastião: “E o peixe que vai pra terra, Não sabe onde vai parar, Às vezes vai pra um aquário, O que não é ruim de fato. Mas quando o homem tem fome, O peixe vai para o prato (não!)” esses não vão para o prato.

Nadando com um cardume

Tanque dos cardumes do maior aquario marinho da america do sul
Por que será que os peixes nadam juntos?

E você já se imaginou pertinho de um cardume? Pois no AquaRio seu sonho pode virar realidade. Eles criaram um tanque acrílico tipo domo onde você tem que se abaixar bem (eu dancei limbo nessa parte – por que não?) e entrar debaixo do tanque que cria uma sensação de estar no fundo do mar rodeado de um cardume.

Eles nos deram um aviso muito importante: quando chegar ao grande tanque principal, passe por dentro do túnel de acrílico e não por cima. Rsrs. Acho melhor seguir o conselho, né? (olha a referência de Procurando Nemo de novo – se não deu pra perceber posso confessar aqui que sou apaixonada por animações?)

 

Recinto Oceânico

Depois dos tanques de peixes e corais do Indo-Pacífico, vocês vão caminhar pelo percurso do AquaRio e de repente: “UAU!!”

Sim! Tenho certeza que essa será sua reação.

Vini observando as raias, peixes e tubarões no imenso tanque azul

Chegamos à primeira parte aberta de visualização do Recinto Oceânico. Raias, peixinhos, tubarões e vários outros animais marinhos em perfeita harmonia nadando. O Recinto oceânico do AquaRio é o tanque principal com mais 3,5 milhões de litros d’água e 7 metros de profundidade. É possível admirá-lo desse primeiro ponto mais alto e logo mais a frente de outra maneira bem interessante…

Cinema no AquaRio?

Após o Anfiteatro com explicações sobre a construção do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, sua estrutura, seus animais e sua preocupações com o meio ambiente (não deixem de assistir, é mega interessante), chegamos ao tão esperado Túnel Submarino, atração principal do AquaRio.

Primeiro você vai se sentir em um cinema. Essa é vista mais próxima do Recinto Oceânico antes de entrar no túnel. É uma área com um visor gigantesco que parece um “telão” de cinema mesmo. De cara já vimos a Margarida bem de pertinho dormindo. Esse tipo de tubarão não para de nadar mesmo dormindo então ela ficou “passeando” pelo Recinto tirando aquela soneca gostosa da manhã.

Já imaginou passando um noite no AquaRio?

Bem aqui, no futuro, será possível dormir com essa vista maravilhosa do Recinto Oceânico, mas essa atividade será só para os baixinhos (opa, será que passo?)

Túnel Submarino, a grande atração do AquaRio

Demos mais alguns passinhos contornando o “telão” e chegamos à entrada do túnel. Adentramos e suspirei outro “Uau”. Impossível ficar sem reação nesse momento. Nem parece que tem duas camadas de acrílico ultra mega resistentes entre nós e todos aqueles animais marinhos. As raias são as mais desinibidas, passando bem pertinho do túnel. Dá a sensação que se esticarmos os braços podemos tocá-las.

Vini observando os peixes de dentro do túnel no tanque principal.

Margarida dormindo só nos rolézinhos pelo Recinto Oceânico e Sharon não deu as caras, também estava dormindo e só foi possível ver o rabo dela (e que rabão – de comprimento ela é maior do que a Margarida, com mais ou menos 2 metros).

Ficamos muito tempo no túnel e isso é maravilhoso no AquaRio. Essa liberdade para apreciar bem cada atração e repetir as que gostamos mais, claro, dentro do horário do parque.

Tanques de toque

Quer uma experiência ainda mais interativa?

Chegamos ao Tanque de Toque do AquaRio. Aqui vocês passarão por três tanques: dos invertebrados, das raias e dos tubarões. Primeiro vocês irão tirar qualquer pulseira, relógio, etc… Vão lavar as mãos por completo até o antebraço e vão aguardar serem chamados em pequenos grupos. Prestem atenção nas instruções e divirtam-se!

Confesso que fiquei com medinho de tocar os ouriços-do-mar no primeiro tanque, o dos invertebrados, mas quis a experiência por completo e pensava que a estrela do mar fosse mais macia, mas parecia um plástico aveludado rsrs.

No segundo tanque as raias fugiram de mim, mas consegui tocar em uma que passou toda assanhada sem medo do nosso toque. Parece um tecido solto na água. Como um veludo.

Os tubarões estavam um pouco agitados então não foi possível o toque naquela manhã.

Museu do Surf

Esse é um espaço no AquaRio totalmente dedicado ao Surf. Ao longo de sua carreira de mais de 50 anos, o surfista Rico de Souza guardou diversas pranchas que representam o desenvolvimento do esporte no Brasil e no mundo.

Ricosurf museu do surf aquaRioSão relíquias desde os anos 60 com pranchas de cada década inclusive as usadas nos tempos de hoje. Tem até uma prancha usada e assinada por Gabriel Medina no museu. O museu do Surf também conta com uma galeria de fotos contando toda a trajetória do Rico e a história e evolução do esporte.

Exposição de Conchas

Imagina uma senhorinha bem velhinha que colecionou conchas a vida toda e por sua paixão cada vez que um conhecido viajava trazia de lembrança uma conchinha nova de um lugar diferente do mundo. Pois a exposição de conchas gigante do AquaRio nada mais é do que uma coleção pessoal de conchas de vários oceanos do mundo de diversas cores, tamanhos formas e funções desses moluscos.

Que presentão!

Loja de souvenires

Nosso passeio chegou ao fim.

Mas já pensou ter um peixinho do AquaRio em casa para lembrar desse passeio maravilhoso? Com qual peixe você se identificou mais no percurso? É possível ter um incrível souvenir do Aquário Marinho do Rio de Janeiro. Basta escolher uma pelúcia na loja do AquaRio.

Tantas lembranças fofinhas nesse lugar <3

Além de pelúcias tem várias opções de vestuários, itens pessoais para enfeitar sua casa, sua mesa de trabalho, etc.

Futuros cientistas – o AquaRio quer te conhecer

A melhor maneira de realmente fazer a diferença é aprendendo. É com o conhecimento que acontece a sensibilização. O AquaRio criou várias maneiras de transmitir todo esse conhecimento, seja ele pelas estações virtuais de painéis interativo de touch screen e videowall, pela estação Plâncton e sua importância para o planeta, pelo centro de pesquisa científica, enfim, tudo foi construído visando a conscientização da biologia marinha.

Poucos sabem, mas o AquaRio também conta com a participação de professores e alunos da UFRJ. Pesquisadores da instituição acompanham e estudam os animais marinhos do Maior aquário marinho da América do Sul. Afinal, só se preserva aquilo que se conhece e conhecimento vem de estudo, vivência, encanto, desmitificação e respeito.

O AquaRio tem intenção, principalmente com as crianças, de aguçar o interesse pela ciência e quem sabe, aprendendo de uma maneira dinâmica, despertar a vocação de um futuro conservacionista e talvez até um cientista.

Consciência ambiental

AquaRio O maior aquário marinho da américa do sulA maioria dos animais marinhos do AquaRio estão ameaçados de extinção, então os aquários no mundo todo servem como bancos de biodiversidade do planeta. Várias espécies de peixe e tubarões no AquaRio podem tornar-se novos exemplos de animais extintos na natureza devido, por exemplo, a pesca excessiva e predatória. O projeto do AquaRio visa abrigar exemplares dessas espécies ameaçadas e incentivar a reprodução em cativeiro para posterior soltura na natureza.

Outro detalhe que vale ressaltar é que a maioria dos peixes no AquaRio são os mesmos peixes pescados em milhares todos os dias e comercializados para consumo humano. A única diferença é que no AquaRio esses peixes viverão de 5 à 30 anos em condições extremamente adequadas para sua saúde e bem estar. Além de serem embaixadores para a preservação da biodiversidade marinha.

Sabia que a Margarida que é um tubarão Mangona está ameaçada de extinção? Por sua aparência feroz e seu tamanho, muitas pessoas o buscam para exibi-lo como troféu. E os tubarões Mangona só dão cria a no máximo dois filhotes por ano. Sua gestação dura de 9 à 12 meses e possuem dois úteros. Os filhotes gerados praticam canibalismo durante a gravidez e só o filhote mais forte de cada útero sobrevive.

Por essas e diversas outras razões os Aquarios marinhos ao redor do mundo têm a importante missão de preservar a biodiversidade marinha e servir como um grande centro de pesquisa e conscientização ambiental.

Obs.: o AquaRio não possui animais marinhos mamíferos em seus recintos.

O que vocês estão esperando? Corre lá no AquaRio

Nós do Profissão Aventura amamos o passeio no Aquário Marinho do Rio de Janeiro, o AquaRio. Nada como visitar uma atração tão bem planejada. Apreciar os belos animais marinhos e ainda sair com uma carga de conhecimento ainda maior. Será que é tarde para virar Profissão Aventura Marinha? Rsrs

O que achamos do aquário marinho do Rio de Janeiro? O Vini demostra nessa foto rsrsrs

Até a próxima aventura, galera!!! Onde vocês acham que deve ser o próximo destino do Profissão Aventura? Conta pra gente!

Gostaram do nosso post? Deu vontade de conhecer o maior Aquário Marinho da América do Sul, não deu?

Para mais informações esse é o site oficial do AquaRio: http://www.aquariomarinhodorio.com.br/
Lá você encontrará dicas de como chegar ao local, preços da bilheteria, estacionamento, horário de funcionamento, missão, filosofia do AquaRio e muito, muito mais.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário aqui
Seu nome aqui