COMPARTILHAR

ARRAIAL DO CABO – O QUE FAZER?

ARRAIAL DO CABO “ONDE A LUA CHEIA CLAREIA O VELHO MAR” – BEM VINDO!

Chegamos ao Caribe Brasileiro e essa primeira placa de boas vindas já nos deixou cheios de ansiedade para o final de semana que estaria por vir.

Arraial do Cabo, município da Região dos Lagos após sua emancipação de Cabo Frio em 1985, é um prato cheio para quem busca praias belíssimas, excelente gastronomia (que falamos em outro post) e aventuras litorais que só Arraial do Cabo pode oferecer.

Também conhecido como o “Paraíso do Atlântico”, “O Caribe Fluminense” e a “Capital do Mergulho”, não é a toa que Arraial do Cabo atrai mais e mais turistas a cada ano que passa. Suas águas cristalinas de azul indescritível, principalmente quando o sol beija o mar e seus bancos de areia extensos são alguns dos muitos atrativos desse pequeno município. Vamos conferir!

NOSSA HOSPEDAGEM NA POUSADA DA PRAINHA

O clima tempo indicava que o final de semana que havíamos escolhido para conhecer Arraial do Cabo seria de chuva e só no domingo o tempo abriria. Quase adiamos nosso passeio, mas como bons aventureiros que somos, decidimos encarar. Porque faça chuva ou faça sol não tem “tempo ruim” pra gente. Então seguimos para Arraial do Cabo numa sexta feira de noite fazendo a dancinha do sol no caminho, é claro.

Piscina da Pousada da Prainha em Arraial do Cabo

 A pousada indicada e logo escolhida por sua excelente reputação foi a Pousada da Prainha e, genteeeee, só temos elogios para eles. Não é em vão que o slogan deles é: Sua casa na Praia, e foi realmente esse feeling aconchegante de “su casa és mi casa” que nos cativou desde o primeiro momento.

A localização da Pousada é ótima com acesso para os principais pontos turísticos de Arraial do Cabo sem dificuldades, situada entre os morros do Mirante e do Forno e pertinho da Prainha (aproximadamente 150m). O atendimento de todos da pousada foi excepcional – todos, sem exceção, são simpáticos e atenciosos.

Suíte Premium Pousada da Prainha

A acomodação que ficamos é surreal no quesito conforto e beleza e todas as suítes possuem ar condicionado, cofre, frigobar, tv e pasmem: amenidades da Natura! Confesso que eu sou chata com isso. Sempre levo meu shampoo, meu condicionador e meu sabonete, pois sinto que os produtos da maioria dos hotéis são bem porcarias e ressecam a pele, então criei esse hábito, mas quando vi os produtinhos da Natura fiquei mais in love ainda com esse lugar!

O CAFÉ DA MANHÃ

Café da Manhã da Pousada da Prainha

O café da manhã, servido gratuitamente todos os dias, é uma delícia. Variedades de pães, frios, frutas, cafezinho maravilhoso, etc. A pousada também oferece WIFI e um cafezinho da tarde gratuitamente. Há serviço de restaurante no local, mas você também pode levar seus alimentos disponibilizando em sua área de alimentação comum micro-ondas, filtro e gelo.

 

PREOCUPADOS COM O MEIO AMBIENTE

Sabe o que me deixou encantada também? A preocupação deles com o meio ambiente. Eles possuem um sistema de consumo inteligente, com aquecimento solar, capacitação de água de chuva e tratamento de esgoto.

Para os que desejam relaxar na pousada mesmo tem um local estilo lounge room, sala de tv, piscina, sauna e mesa de bilhar. Então #ficaadica, galera! A Pousada da Prainha é nossa indicação de hospedagem COMPLETÍSSIMA em Arraial do Cabo.

Gostou? Faça sua reserva através deste <LINK>

PASSEIO DE BARCO

Depois de uma maravilhosa noite de sono e um café da manhã reforçado, chegou a hora de fazer o passeio tão esperado de barco pelas praias “caribenhas” de Arraial do Cabo.

E desce chuva…

Sol e chuva, casamento da viúva? Ai ai aiii…Oramos para São Pedro e fizemos a dancinha do sol e parece que nossas preces foram temporariamente atendidas.

Chegamos ao local de embarque na Marina da Praia dos Anjos e entramos a bordo do barco da Arraial Vip Turismo. As reservas podem ser realizadas pelo Whats com a Virginia. João e sua equipe, presentes no passeio de barco, são extremamente atenciosos. Gostamos muito do serviço. Eles dão toda instrução e informações dos locais de paradas para banho no mar e ainda fotos subaquáticas de brinde =)

PRAIA DA ILHA DO FAROL

A primeira parada no passeio de Barco foi na Praia da Ilha do Farol. Considerada uma das praias mais lindas do Brasil localizada numa ilha controlada pela Marinha do Brasil que impôs algumas tantas regras aos visitantes. Por exemplo, quando o barco se aproxima é preciso pedir autorização à Marinha para o desembarque dos passageiros. A permanência na praia é por 50 minutos (em área com limites demarcados tanto na praia quanto no mar). Após autorização temos 3 minutos para sair barco (imagina! As senhorinhas ficaram loucas). Não pode levar pra praia nenhum tipo de item que possa gerar resíduos, como: plásticos em geral, comida, etc.

Ilha do Farol Arraial
Canto direito da Ilha do Farol em Arraial do Cabo

E adivinha quem sacaneou nosso passeio assim que descemos do barco? São Pedro! Poxa vida, São Pedro…Com a chuva resolvemos ficar na água, pois estava mais quente que na areia. A chuva foi bem passageira e o sol apareceu tímido por entre as nuvens. Conseguimos tirar umas fotos bacanas.

Antes de voltarmos ao barco para a próxima parada choveu de novo por uns 10 minutinhos. Rsrs

Próxima parada: as prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo. Não foi possível visitar a Gruta Azul e nem a Cratera do Meteorito, a maré estava alta demais para atravessar o trecho entre a Ilha do Farol e a Pedra do Macaco. No passeio também conhecemos a Fenda de Nossa Senhora.

Agende seu passeio com a Arraial Vip Turismo no número 22 99819 8183. O facebook deles também tem mais informações.

PRAINHAS DO PONTAL DO ATALAIA

SEM ORRRR…chegamos ao paraíso! E São Pedro segurou a onda pra gente…

Quem me conhece sabe que AMO a cor azul, nem preciso dizer que me apaixonei por Arraial do Cabo, né? Principalmente as Prainhas do Pontal e a Praia da Ilha do Farol.

Escadaria das Prainhas de Arraial do Cabo
Escadaria das Prainhas de Arraial do Cabo

Quando chegamos pela primeira vez nas prainhas foi de barco e não saía da minha mente àquela música: “Tudo azul” de Nelson Motta e Lulu Santos – versão Cajamanga (mais agitada). Mas ninguém estava nú tá, pessoal? Não é praia de nudismo. Rsrs

Areia branquinha e mar que parece piscina de tão azul e águas claras. Só dá fotão sem filtro nesse lugar. Exploramos algumas fendas, nos penduramos, escalamos pedras, brincamos no mar, subimos e descemos a famosa escadaria das Prainhas, enfim, tocamos o terror. Gostamos tanto que no dia seguinte voltamos para curtir mais. Dessa vez voltamos de carro pelo morro do Atalaia, estacionamos o carro em uma estrada de barro e descemos a escadaria (e haja fôlego, principalmente na volta pra subir aquilo tudo).

Todos avisaram que as águas das praias de Arraial do Cabo são lindas, porém geladas. Acho que demos sorte, pois estava em uma temperatura ideal, nem quente nem tão fria. AMEI!!!

Mas quem já foi para Arraial do Cabo me ajuda a explicar, por favor? O que acontece que não consigo afundar nessas águas? Gente, fui dar uma cambalhota e só passei vergonha rsrs… Boiava sem querer e por mais que eu tentasse afundar não conseguia. Kkkk

A GRUTA (OU CAVERNA) DO AMOR

Quando fizemos o passeio de barco o tempo era limitado nas prainhas então no dia seguinte quando retornamos resolvemos explorar mais. E onde fomos?? Na gruta do amor! <3

Quer dar aquela apimentada na sua relação? Então vocês têm que ir até a Gruta do Amor que fica no cantinho da direita das Prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo.

Conseguimos chegar lá nadando, pois a água não passava do peito. Nada, nada, nada contornado a pedra e já já é possível localizar a Gruta do Amor.

Reza a lenda que o casal que se beija dentro da Gruta do Amor tem love forever, então joguei meu feitiço e lasquei um beijo no Vini. Rsrs

Gruta do Amor - Arraial do Cabo
Beijo na Gruta do Amor – Arraial do Cabo

PRAIA DO FORNO

Essa praia em Arraial do Cabo é um verdadeiro arraso. Seu acesso é possível por barco ou por uma leve trilha que começa do lado direito da Marina da Praia dos Anjos, e vale a pena viu!

Mais uma vez uma praia azulzinha e toda linda. Achei essa a praia mais movimentada e cheia de vendedores ambulantes. Era vendedor de SUP, vendedor de snorkel, vendedor de açaí, vendedor de barco taxi para voltar pra Praia dos Anjos, vendedor de sacolé, etc.

Mirante da Praia do Forno em Arraial do Cabo
Mirante da Praia do Forno em Arraial do Cabo

A Praia do Forno em Arraial do Cabo é linda, mas em minha opinião as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia da Ilha do Farol dão de 10 a zero na Praia do Forno, mas é questão de gosto. Nós preferimos as praias mais reservadas e com menos agitação.

ALGUNS OUTROS LUGARES QUE VALEM A PENA

A visita à Arraial do Cabo merece pelo menos 4 dias. Deixamos de fazer alguns passeios principais, mas como nosso limite era só o final de semana e com previsão de chuva curtimos o que deu em dois dias.

01 – PRAIA GRANDE

Pelo que vimos na internet, esse aqui é o “point” para quem quer assistir um por do sol maravilhoso da praia. E sim, ela é muito grande! São aproximadamente 40Km de praia.

02 – PRAIA BRAVA

Praia Brava - Mar aberto em arraial
Praia Brava – Mar aberto em arraial

Gostaríamos muito de ter entrado nas águas da Praia Brava, porém, como a maré estava muito alta, isso era praticamente impossível. Tiramos essa fotinha de cima para vocês verem que nesse dia nem tinha praia.

03 – MUSEU OCEANOGRÁFICO

As principais atrações do museu são o esqueleto de uma baleia orca e o peixe-rei capturado na Praia Grande em 1990.

04 – IGREJA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Igreja Nossa Senhora dos Remédios no centro de Arraial

Você pode até não ser religioso, mas vale a pena visitar a igreja onde foi realizada a primeira missa fechada do Brasil. Construída em 1506, de pau a pique. A igreja até hoje recebe o público para missas, casamentos, etc.

INFORMAÇÕES EXTRAS SOBRE ARRAIAL DO CABO

– Estacionamento é caro, e cuidado para quem você paga. Por exemplo: tentamos assistir o por do sol na Praia Grande e os rapazes com uniforme mesmo de estacionamento rotativo pegaram nosso dinheiro (R$ 10,00 é o normal em Arraial do Cabo) sumiram e não deixaram o comprovante com a desculpa que tinha que estar carimbado pelo fiscal que já estava chegando para ajudar com o evento Night Run que teria aquela noite. Foi só o tempo de chegar na praia, começar a chover, e voltar pro carro e eles já não estavam lá.

– Para chegar às prainhas pela estrada no Morro do Atalaia é preciso pagar nos finais de semana uma taxa de R$ 20,00 de estacionamento rotativo e taxa ambiental.

– Para quem é da cidade do Rio e tem curiosidade, gastamos R$ 28,20 de pedágio para ir de Jacarepaguá (pegando a Linha Amarela) para Arraial do Cabo e R$ 29,20 na volta.

NOSSOS PERRENGUES EM ARRAIAL DO CABO

– Vini torceu o pé (feio!) na escadaria para as Prainhas do Pontal do Atalaia (Cuidado! Os últimos degraus de cada lance de escada são bem pequenos e às vezes imperceptíveis);

– A pessoa (Vini, claro) parece que nunca mancou na vida (tá fundo, tá raso rsrs). Além de estar com o pé machucado conseguia batê-lo em todas as quinas, cadeiras, e literalmente qualquer pedra no caminho;

– O celular do Vini é resistente à água e pode ficar mergulhado em até 1 metro de profundidade – Ha! Mentiraaaaa…o celular dele ficou maluco, ligava e desligava, abria a câmera sozinho e esquentava. Tivemos que lavá-lo (sim, dar um banhinho nele na pia) para tirar o sal do mar e aguardar horas e horas torturantes para ele secar. Depois de algumas horas de esquecimento ele voltou – UFA!;

– Pegamos chuva na praia da Ilha do Farol e ficou muito frio;

Desce Chuva na Praia do Farol
Desce Chuva na Praia do Farol

– Pegamos A SRA. CHUVA na Praia Grande mas deu tempo de entrar no carro antes da parte mais forte;

– Comemos o pior churros de nossas vidas também na Praia Grande;

– Dessa vez não esquecemos o protetor solar (aêhhhh – palmas pra nós). Mesmo assim o Vini queimou a parte do cóccix (lombar lááá em baixo), pois toda vez que ele entrava na água a bermuda abaixava e deixava só uma faixinha exposta. Claro, nem pensamos e passar protetor solar lá.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Ao Rafael e toda equipe da Pousada da Prainha – Sua casa na praia! Vocês foram demais em todos os sentidos e já estamos doidos para voltar!

À Virginia e o João da Arraial Vip Turismo, por providenciar um excelente passeio de barco e tirar todas nossas dúvidas sobre as praias de Arraial do Cabo.

VENHA VOCÊ TAMBÉM VISITAR ARRAIAL DO CABO

Se você é aventureiro, se gosta de praia, se ama águas cristalinas e de azul incomparável, se você curte natureza, se você ama um bom peixe ou não, Arraial do Cabo é um lugar para todos os gostos e você tem que conferir!

E ai? Qual é seu próximo destino?

Gostou desse post? CLIQUE AQUI para ver o que nós falamos sobre a gastronomia de Arraial do Cabo. Venha conferir também!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário aqui
Seu nome aqui