Como chegar na Pedra da Gávea

8338
0

Olá aventureiros, já faz algum tempo desde a última vez que estivemos por aqui, mas ainda estamos vivos e saudáveis (um pouco ociosos rsrsrs), mas criamos coragem para falar dela, a temida Pedra da Gávea.

Bom, já estava empurrando com a barriga já alguns dias meses esse artigo para o blog sobre a famosa Pedra da Gávea, localizada entre a Barra da Tijuca e São Conrado, no Rio de Janeiro.

A trilha é bem pesada, com trechos de escalaminhada perigosos em alguns pontos, portanto, se você não tem preparo físico para fazer, deixe para uma outra hora que você estiver melhor disposto ou melhor condicionado. Caso não esteja seguro do caminho, procure por um amigo/guia que conheça bastante a trilha.

Indicamos a Desbravando Rio como melhores parceiros para realizar essa trilha de aproximadamente 2,5 Km com vocês 😉

Como chegar

A trilha começa na Estrada do Sorimã, que tem início na Praça Prof. Velho da Silva, Barra da Tijuca. Ali você vai entrar por um condomínio e subir até o seu ponto mais alto. Quando chegar na guarita do Parque Nacional da Tijuca, em uma estrada feita de pedras, deixe seu nome e CPF/R.G. com o segurança e siga em frente.
Para saber como chegar de ônibus, saindo do terminal Alvorada, clique aqui
Entrada da Trilha da Pedra da Gávea
Entrada do Parque/ Início da trilha
Você terá de seguir por essa estrada que se transformará em uma trilha logo logo. Quando chegar em uma fonte de água ao seu lado direito, terá uma forquilha onde poderá fazer o caminho mais comum (passando pela carrasqueira) ou via Pico dos Quatro (Garganta do Céu). Caso queira saber mais sobre esse segundo caminho, em breve colocarei aqui > clique aqui

Começa do a Trilha da Pedra da Gávea

Bom a trilha para a Pedra da Gávea, via Carrasqueira, fica seguindo o caminho do lado esquerdo. Ela é bem demarcada e em alguns trechos você terá escadas e correntes para ajudar na subida de algumas rochas. Se você seguir com cuidado, é difícil de se perder. Fique atento aos indicadores da trilha e evite atalhos a todo custo. Esse ponto não é o mais difícil. O bicho pega de verdade quando chega na famosa Carrasqueira.
Pedra da Gávea, Carrasqueira vista de cima
Carrasqueira / Foto de @dmitrideigatu

A temida Carrasqueira

É nesse momento que a maioria das pessoas desistem, umas têm medo de subir, outras de chegar perto e outras que essa vai ser a última aventura da vida…. CALMA, é tranquilo. Você só tem que ficar muito atento e sempre manter pelo menos três pontos de apoio na rocha, tente manter o seu corpo o mais próximo possível do paredão também,para quem nunca realizou esse tipo de atividade(escalada), essas dicas vão te ajudar bastante, acredite.
Carrasqueira vista de longe
Carrasqueira
Esse é o primeiro momento onde a trilha realmente “abre” e você consegue ver o quão alto está e por isso que algumas pessoas desistem, então não desanime! O trecho é, de certa forma, difícil, mas o caminho vale a pena ser percorrido até o final.

Final da Trilha da Pedra da Gávea

Depois de subir a Carrasqueira você deve pegar mais um trecho de apenas uns 5-10 minutos até chegar o topo da Pedra da Gávea! Nada muito difícil viu 😉
Nesse momento a sensação de dever cumprido e satisfação bate muito forte e você percebe que todo aquele esforço realmente valeu a pena. O lugar é incrível! São diversos mirantes dos quais você pode avistar grande parte da Zona Sul e Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.
Se gostaram desse post, não se esqueçam de comentar aí em baixo quais os seus planos ou como foi sua experiência na Pedra da Gávea. Também curta e compartilhe nas redes sociais!
Um Forte Abraço!

Algumas fotos do nosso dia

Face do Imperador na Pedra da Gávea
Face do Imperador
Vista da parte chamada plateau ou mesa
Visão da Zona Sul do Rio de Janeiro
Vista da parte chamada plateau ou mesa 2
Visão da Zona Sul do Rio de Janeiro
Trilha no topo da pedra da Gávea
Topo da Pedra da Gávea
Vista da parte chamada Geladeira na Pedra da Gávea
Visão do Lugar conhecido como “Geladeira”
Vista próximo a cadeirinha da Pedra da Gávea
Visão da Zona Oeste do Rio de Janeiro

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário aqui
Seu nome aqui

* Checkbox GDPR is required / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Eu aceito/ I agree