COMPARTILHAR
Hoje eu trago pra vocês um passo a passo muito simples de como emitir o passaporte brasileiro, quer vocês já tenham um passaporte anterior ou não. É bem fácil emitir um passaporte brasileiro e é um dos primeiros passos para quem quer se aventurar numa viagem para qualquer lugar do mundo. O processo é um pouco burocrático, mas não é nenhuma engenharia de foguete da NASA, é bem simples. Lembrando que agora o passaporte é válido por 10 anos e sua tarifa também está um pouco mais alta, R$ 257,25, mas se você perdeu o passaporte anterior esse valor dobra! Então fiquem atentos.

Se você chegou até aqui é porque quer tirar seu passaporte, então chega de mimimi e vamos lá!

Primeiro Passo: Separar os documentos

  1. Documento de Identidade
  2. CPF (Se constar no documento de identidade, não é necessário)
  3. Certidão de nascimento (Para menores de 12 anos) ou Certidão de Casamento (Caso houver alteração de nome)
  4. Certificado de alistamento militar (Caso seja maior de 18 do sexo masculino)
  5. Título de Eleitor
  6. Passaporte Anterior (Caso tenha)

Segundo Passo: Preencher dados no site da Polícia Federal

O link para o site: Clique aqui
Primeiro você terá de preencher seus dados pessoais, como podem ver na imagem abaixo.
Após preencher esses dados, vem a parte dos documentos que foram separados previamente. Caso o solicitante seja menor de 12 anos, será necessário preencher os dados da Certidão de Nascimento. Caso o solicitante tenha mudado o nome ao casar, também é necessário preencher com os dados da Certidão de Casamente e, por último, se o solicitante é do sexo masculino e tem mais de 18 anos, é necessário o preenchimento com os dados do alistamento militar. Portanto fiquem bem atentos a esta etapa.

Em Seguida, será necessário preencher os dados complementares. Agora, para solicitantes menores de 12 anos, a Polícia Federal incluiu uma parte de preenchimento obrigatório para viagens desacompanhadas, escolha a opção que mais se encaixa no seu objetivo de viagem antes de continuar.

Agora escolha a cidade onde deseja atendimento para que o seu passaporte seja emitido.

Se não houver nenhum erro de preenchimento das informações,  será gerada uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para pagamento do serviço.

Terceiro Passo: Realizar Pagamento da GRUÉ muito importante que você faça o pagamento da GRU antes da data do vencimento ou terá que fazer todo o preenchimento de seus dados novamente para gerar uma outra GRU, portanto, fiquem atentos ao vencimento. Lembrando, mais uma vez, que agora a taxa para emissão do passaporte comum é de R$257,25 e o passaporte é válido por 10 anos.

Quarto Passo: Agendar Atendimento

Agora que você já fez o pagamento da GRU espere em torno de 24 horas para o pagamento entrar no sistema (geralmente acontece antes) e volte no site da Polícia Federal para marcar o agendamento no posto.

Link para Agendamento: Clique aqui
Após o agendamento, compareça ao posto na data escolhida com os originais dos documentos que foram listados no primeiro passo e, tão importante quanto, a GRU paga em mãos para aguardar na fila e tirar a foto lá mesmo.

Quinto Passo: Consulta ao Andamento da Emissão

Para consultar o andamento da Emissão do seu Passaporte Brasileiro, Clique aqui e preencha os dados solicitados conforme abaixo.

Sexto Passo: Retirar o Passaporte!

Quando chegar o prazo de entrega é só comparecer ao posto onde você solicitou seu passaporte com um original de documento de identificação para retirar seu novo passaporte. =D
É isso aventureiros, agora é só marcar a sua viagem e cair na estrada!
Caso tenha algo que eu tenha esquecido, é só me lembrar aqui nos comentários, ficarei muito agradecido.
Se achou o post interessante, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.
Um forte abraço e boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário aqui
Seu nome aqui